domingo, 16 de novembro de 2008

As nossas actividades

Lembram-se de no ano passado a câmara nos ter lançado um desafio? E sob o tema "No tempo em que não havia tempo...cativar o outro" nós termos reconstruido e dramatizado uma história de Sophia de Mello Breyner, a "Fada Oriana em Odivelas"? Pois é...este desafio também foi lançado a outras escolas e vários meninos, tal como nós, aceitaram; e realizaram trabalhos lindos!
A Câmara de Odivelas não querendo deixar passar em branco tão significativo contributo editou um livro contendo todas as histórias criadas; tendo-nos convidado a todos para o lançamento do livro, no qual todos nós fizemos uma breve apresentação do nosso trabalho.
Foi sensacional! Sentimo-nos mesmo orgulhosos de sermos co-autores de um livro!
Aqui fica o registo...

As nossas actividades

Os meninos da sala 2 do JI convidaram-nos para assistir à história da Maria Castanha feita em powerpoint pelas estagiárias das duas salas. Ouvimos a história com muita atenção e...adorámos!
Ficou prometido que a próxima história será feita por nós...

As nossas actividades

Também este ano comemorámos o dia de S. Martinho.
Na sala, de manhã, voltámos a falar da lenda de S. Martinho, à tarde fomos festejar... comer umas castanhas assadinhas pela D. Olga (nossa cozinheira), beber uns sumos e depois...cantar e dançar ao som de uns músicos que nos presentearam com a sua actuação. Foi uma festa!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

As nossas actividades

E também nós andámos a brincar, e a comemorar o Dia das Bruxas...nas "doçuras ou travessuras", ora vejam só...

domingo, 2 de novembro de 2008

As nossas curiosidades



Vocês sabiam que a história do Haloween começa 200 anos atrás?



Pois foi, com um festividade Celta conhecida como Samhain. Este povo, associava frequentemente o Inverno com a morte e acreditava que o mundo dos mortos e o mundo dos vivos poderiam se misturar. O Samhain, portanto, era celebrado na véspera do dia 31 de Outubro. Os celtas acreditavam piamente que esses mortos-vivos poderiam prejudicar a lavoura e causar outros problemas. Por outro lado eles também acreditavam em algo de bom no Samhain, acreditavam que seus sacerdotes, os Druidas, eram capazes de prever o futuro graças àqueles que voltavam à Terra como mortos-vivos naquela noite.




Hoje em dia, a tradição inclui "doçuras ou travessuras", festas de fantasia, filmes de terror, visitar as casas para ganhar doces, fazer caretas, decorar abóboras furadas....As tradicionais cores do Haloween são preto e laranja e, hoje em dia, é celebrado em muitas partes do mundo.

As nossas actividades

Este ano no Dia da Alimentação fizemos uns batidos deliciosos e a Educadora Lili veio-nos lançar um desafio - se nós estávamos dispostos a ir explicar aos meninos do JI o que era a roda dos alimentos. E nós...mãos à obra, pesquisámos, organizámos a informação em grupos, o Afonso fez um powerpoint, remodelámos o powerpoint e lá fomos nós no dia combinado, todos muito compenetrados...
Foi um dia sensacional!