quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dia da Mãe



As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.
A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos.
Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

As nossas actividades


Ontem, dia 22 de Abril, foi o Dia da Terra. Para o comemorarmos participámos numa Sessão de Educação para a Saúde subordinada ao tema "Mais...por um Ambiente Melhor! Está nas nossas mãos!" realizada por enfermeiras e utentes da unidade de saúde de Odivelas (U.C.C.P.O.). Visualizámos e comentámos várias imagens sobre o ambiente e no fim fizemos um jogo sobre reciclagem.
(Infelizmente não tirámos fotografias)
Foi uma manhã muito bem passada!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Selos

Mais um miminho desta vez oferecido pelo blog
casa de patinhos



Muito obrigada pelo carinho!
Agora vamos às regras:
1. Exibir a imagem do selo.
2. Linkar o blogue pelo qual você recebeu a nomeação.
3. Escolher 5 blogs para entregar o "Selo Clic Mágico"
4. Deixar um comentário nesses blogues, para saberem que receberam o prémio, ok!Vamos oferecer este selinho aos blogs:

salinha dos pandas
turma das joaninhas
sala dos cachorrinhos
leõezinhos brincalhões
turma girassol

Selos

Este selinho foi-nos oferecido pelo blog
blogandonaescola1
Muito obrigada



Oferecemos este selo aos blogs:
peixinhos traquinas
turma dos elefantes
eslfirststeps
ritinha
geeceira

domingo, 19 de abril de 2009

As nossas actividades

Nós e os alunos do 2ºC da profª Ana Lourenço na quinta-feira fomos visitar o Sporting...nem todos nós gostamos deste clube de futebol, mas o que interessa é que todos gostamos de desporto e como bons desportivistas que somos aceitámos o desafio!
E não é que gostámos? No museu pudemos ver e conhecer várias coisas de diversas modalidades,fomos à sala de imprensa, aos balneários (que emoção) e dali fomos direitinhos ao relvado!
Para as deslocações fomos de metro que é outra emoção!
Foi um dia em cheio!

As nossas actividades

No dia 14, logo que começaram as aulas fomos ao Centro de Exposições realizar um atelier de pintura sobre uma exposição que já tinhamos ido ver, sobre pintura surrealista.
Foi fantástico escolhar e organizar os diversos materias de forma a fazermos a nossa obra de arte!
Ora vejam...

As nossas actividades

Bom Regresso às Aulas a todos os nossos amiguinhos!



Pois é estamos de volta...e em grande! Só esta semana fizemos duas visitas de estudo fantásticas! E ajudámos a professora a preparar a reunião de entrega das Avaliações aos nossos pais, por isso é que ainda não tinhamos tido tempo de aqui deixar as nossas coisitas.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Os nossos votos

Recados para Orkut

-


São estes os nossos votos para todos aqueles que nos visitam.
Até breve, pois agora estamos a desfrutar de umas pequenas mas merecidas FÉRIAS!

As nossas actividades

Este ano também fomos fazer uma Visita de Estudo à Quinta da Paiã, mas desta vez fomos fazer a visita das Plantas e a oficina dos "queijinhos frescos"...Ora espreitem!

Selos recebidos

Aqui fica desde já o nosso muito, muito, muitíssimo OBRIGADO a todos os blogs amigos que nos têm deixado muitos mimos.
Vamos colocá-los, brevemente, a correr na nossa caixinha dos selos.
Mais uma vez BEM-HAJAM!

scraps para orkut

-

As nossas actividades

Tal como prometido aqui fica o filme do Dia da Árvore.
Vejam bem como realmente nos divertimos...