domingo, 16 de novembro de 2008

As nossas actividades

Lembram-se de no ano passado a câmara nos ter lançado um desafio? E sob o tema "No tempo em que não havia tempo...cativar o outro" nós termos reconstruido e dramatizado uma história de Sophia de Mello Breyner, a "Fada Oriana em Odivelas"? Pois é...este desafio também foi lançado a outras escolas e vários meninos, tal como nós, aceitaram; e realizaram trabalhos lindos!
A Câmara de Odivelas não querendo deixar passar em branco tão significativo contributo editou um livro contendo todas as histórias criadas; tendo-nos convidado a todos para o lançamento do livro, no qual todos nós fizemos uma breve apresentação do nosso trabalho.
Foi sensacional! Sentimo-nos mesmo orgulhosos de sermos co-autores de um livro!
Aqui fica o registo...

As nossas actividades

Os meninos da sala 2 do JI convidaram-nos para assistir à história da Maria Castanha feita em powerpoint pelas estagiárias das duas salas. Ouvimos a história com muita atenção e...adorámos!
Ficou prometido que a próxima história será feita por nós...

As nossas actividades

Também este ano comemorámos o dia de S. Martinho.
Na sala, de manhã, voltámos a falar da lenda de S. Martinho, à tarde fomos festejar... comer umas castanhas assadinhas pela D. Olga (nossa cozinheira), beber uns sumos e depois...cantar e dançar ao som de uns músicos que nos presentearam com a sua actuação. Foi uma festa!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

As nossas actividades

E também nós andámos a brincar, e a comemorar o Dia das Bruxas...nas "doçuras ou travessuras", ora vejam só...

domingo, 2 de novembro de 2008

As nossas curiosidades



Vocês sabiam que a história do Haloween começa 200 anos atrás?



Pois foi, com um festividade Celta conhecida como Samhain. Este povo, associava frequentemente o Inverno com a morte e acreditava que o mundo dos mortos e o mundo dos vivos poderiam se misturar. O Samhain, portanto, era celebrado na véspera do dia 31 de Outubro. Os celtas acreditavam piamente que esses mortos-vivos poderiam prejudicar a lavoura e causar outros problemas. Por outro lado eles também acreditavam em algo de bom no Samhain, acreditavam que seus sacerdotes, os Druidas, eram capazes de prever o futuro graças àqueles que voltavam à Terra como mortos-vivos naquela noite.




Hoje em dia, a tradição inclui "doçuras ou travessuras", festas de fantasia, filmes de terror, visitar as casas para ganhar doces, fazer caretas, decorar abóboras furadas....As tradicionais cores do Haloween são preto e laranja e, hoje em dia, é celebrado em muitas partes do mundo.

As nossas actividades

Este ano no Dia da Alimentação fizemos uns batidos deliciosos e a Educadora Lili veio-nos lançar um desafio - se nós estávamos dispostos a ir explicar aos meninos do JI o que era a roda dos alimentos. E nós...mãos à obra, pesquisámos, organizámos a informação em grupos, o Afonso fez um powerpoint, remodelámos o powerpoint e lá fomos nós no dia combinado, todos muito compenetrados...
Foi um dia sensacional!



segunda-feira, 27 de outubro de 2008

As nossas actividades

Pois é... cá estamos novamente, e um bocadinho mais crescidos. Também já começámos as nossas actividades e azáfama. Este ano para comemorar o Dia do Animal realizámos uma campanha de recolha de alimentos, medicamentos, goluseimas, brinquedos...enfim, de tudo um pouco para mimar estes nossos amigos...os animais! No final dessa campanha contactámos a Sociedade Protectora dos Animais para receber tudo aquilo que tinhamos conseguido...qual não foi o nosso espanto quando o seu presidente se prontificou a deslocar-se à nossa escola e a realizar uma palestra para todos nós! Foi sensacional...e gostámos muito...aqui fica o filme...

sábado, 6 de setembro de 2008

As nossas férias estão a terminar!

Amiguinhos:
as nossas férias estão mesmo, mesmo a terminar...
O arranque do ano lectivo é já dia 12 de Setembro. Neste dia, vamos fazer-vos uma recepção e uma reunião com os pais. Que para os meninos dos 2º, 3º e 4º anos será das 13.30 às 15.30...Lá vos espero!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

As nossas actividades

Para acabar o ano em beleza realizámos uma festa final... Foi sensacional! Deixamo-vos aqui um bocadito da nossa diversão. Até setembro!

terça-feira, 1 de julho de 2008

As nossas actividades

Na última semana de aulas fomos fazer uma visita de estudo à Herdade das Parchanas... A viagem foi longa...mas valeu a pena!
Foi um dia bestial!

terça-feira, 10 de junho de 2008

As nossas curiosidades


Dia 10 de Junho
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Este ano as comemorações oficiais foram em Viana do Castelo com a presença do nosso presidente da república Dr. Aníbal Cavaco Silva e de várias individualidades importantes na vida política, social e cultural de Portugal.
Também noutros países onde existem comunidades de portugueses se comemora este feriado, numa forma de se sentirem mais perto das suas raízes, do seu país de origem.
O dia 10 de Junho, comemora-se em honra de Camões uma vez que á a data apontada como sendo a da morte do poeta.
Camões é um dos marcos literários da nossa história. Representa o génio da pátria, representa Portugal no seu melhor, na sua dimensão mais esplendorosa.
Ainda hoje, se estudam e se lêem os seus valorosos escritos.

Ao desconcerto do Mundo

Os bons vi sempre passar
No Mundo graves tormentos;
E pera mais me espantar,
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado,
Fui mau, mas fui castigado.
Assim que, só pera mim,
Anda o Mundo concertado.

Luís de Camões

domingo, 8 de junho de 2008

As nossas actividades

Fomos convidados, também pela câmara de odivelas, a participar num congresso sobre sustentabilidade. Fomos apresentar o nosso blog, e pensamos que até não nos saímos muito mal...

sábado, 7 de junho de 2008

As nossas histórias

Este foi um novo desafio, desta vez lançado pela câmara de Odivelas, pegarmos numa história e transformá-la de maneira a ser passada na nossa cidade.E assim surgiu a nossa "Fada Oriana em Odivelas".

Era uma vez uma fada chamada Oriana. Oriana era uma fada boa e bonita que vivia livre numa floresta.
Um dia, apareceu-lhe a rainha das fadas e entregou-lhe uma cidade para ela cuidar.
- Oriana entrego-te esta cidade – Odivelas. Promete que nunca a hás-de deixar, nem aos seus habitantes. Disse a rainha das fadas.
- Prometo! Disse Oriana.
E daí em diante, Oriana começou a viver em Odivelas.
Todos os dias pela manhã, Oriana ia a casa da velha.
Era uma velha muito velha que morava numa casa velhíssima ao lado do Mosteiro de S. Dinis.
Oriana tocava com a sua varinha de condão e todas as coisas que eram precisas apareciam.
E logo de seguida, ajudava a velha a apanhar lenha e guiava-a até à feira onde esta a ia vender, pois a velha via muito mal e o caminho era muito perigoso, passava ao lado do rio.
Depois de vir da feira, Oriana ia visitar o lenhador.
A casa do lenhador era ao pé do Cruzeiro.
O lenhador era muito pobre e na sua casa só havia uma cama, uma mesa e três cadeiras.
Nesta casa Oriana transformava três pedras brancas em tudo aquilo que esta família precisava e por fim arrumava tudo.
Logo depois, ia a casa do moleiro. Que vivia no Sr. Roubado, com a mulher e os onze filhos.
Esta casa estava sempre toda desarrumada. Porque a mulher do moleiro não tinha tempo para nada.
Oriana limpava e arrumava tudo. Deixava a casa a brilhar e com tudo o que necessitavam.
Ao anoitecer, Oriana visitava o poeta que morava no palacete ao pé do rio.
Ela entrava com a brisa pela janela e encantava a noite para o poeta escrever.
Eram assim passados os dias de Oriana, ajudando os seus amigos.
Um dia, Oriana parou ao pé do rio e viu o seu reflexo nas águas. Um peixe seu amigo elogiou-a tanto que Oriana começou a sentir-se vaidosa.
Ao longo de dias, Oriana só ajudou a velha e o poeta; ficando o resto do tempo enfeitando-se e ouvindo os elogios do peixe.
Os dias passavam e Oriana foi ficando cada vez mais vaidosa, até que chegou um dia em que abandonou todos os seus amigos.
Nessa altura, apareceu a rainha das fadas e muito zangada com a atitude de Oriana tirou-lhe as asas e a varinha de condão. E disse-lhe que ela só voltaria a ter asas quando se esquecesse dela para ajudar os outros.
Quando Oriana se apercebeu quanto mal tinha feito e quão importante era a sua ajuda diária, ficou devastada!
Tentou de muitas maneiras remediar a situação mas sempre sem sucesso.
Um dia, já desesperada e sem saber o que fazer avistou a velha a caminho de casa.
Ficou aflita ao ver que a velha estava quase a cair ao rio…Oriana correu e apanhou a velha mas, já tarde de mais…estavam as duas a cair!
Nesse instante, apareceu a rainha das fadas que ao ver que Oriana não pensou nela para ajudar a velha, lhe devolveu as asas e a varinha de condão.
Oriana, agradecida, nunca mais abandonou a cidade de Odivelas e os seus amigos!

Texto colectivo

terça-feira, 20 de maio de 2008

Os nossos videos

Las girafas

segunda-feira, 19 de maio de 2008

As nossas actividades

Futebol masculino
Ora agora chegou a vez dos rapazes jogarem... Também eles jogaram contra a turma do 1ºC. Como os adversários eram pequenos os nossos meninos jogaram cheios de espírito desportivo. Este jogo ganhámos, vamos ver como correm os próximos...

As nossas actividades

Futebol Feminino
Começou o campeonato de futebol... O nosso primeiro jogo foi contra a turma do 1ºC. Como eles são pequeninos nós jogámos com muito cuidado...Apesar de termos ganho jogámos com muito "farplay", pois o que nós gostamos mesmo é de participar!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

As nossas curiosidades

Toca a pesquisar pessoal...Vamos lá ver se alguém descobre esta? Será que tem realmente uma explicação? Ou é apenas assim mesmo?

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Os nossos textos

Esta semana a nossa professora lançou-nos um desafio...se fossemos um animal selvagem qual seríamos?
E nós escolhemos estes...
Daqui fizemos vários textos: "Se eu fosse um animal selvagem..."



Se eu fosse um animal selvagem queria ser um tigre, vivia na selva e comia o que caçava.
Eu vou caçar uma garça:
-Grr, grr, grr...Tão bom! A garça é muito boa!
-Que boa vida, todos gostavam de ter a minha vida a girafa, o golfinho e o elefante também.
Eu era um animal fantástico!
Filipe Silvério

Se eu fosse um animal selvagem era uma pantera negra. Era bonita e amável. Vivia na selva e comia carne do que encontrasse.
Eu tinha olhos azuis, nariz redondo e a cabeça redonda.E gostava de fazer corridas.
Eu tinha uma vida saudável.
Beatriz Batista

Se eu fosse um animal selvagem era uma águia.
Se eu fosse uma águia era um rapaz, vivia numa floresta abandonada, comia cobras e era grande.
Tinha os olhos vermelhos, o meu bico era muito afiado, o meu pescoço era branco e o resto do corpo era todo castanho.
Eu gostava muito de voar alto!
Hugo Silva

Se eu fosse um animal selvagem eu era uma ursa.
Eu vivia num jardim cheio de flores: papoilas, túlipas e cravos.
Comia salmões, frutos silvestres e mel.
Era bondosa, linda e tinha filhos.Gostava de pão e de nadar.Gostava de ajudar os meus filhos.
E dou saltos mortais!
Josuana Mikavuete

terça-feira, 6 de maio de 2008

Trabalhos dos nossos amigos

Mais uma vez temos uns amiguinhos especiais que nos surpreenderam...enviaram-nos um trabalho por eles realizado para comemorar o 25 de Abril.São os meninos da sala 1, do nosso JI. É claro que o queremos partilhar convosco. Obrigada amigos e obrigada educ. Ana.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Os nossos desenhos

Concerto da Banda da PSP (30 Abril)

Hoje veio à nossa escola a banda da PSP. Foi através dum convite feito pelo Conservatório de Música. Veio a banda completa, cheia de tocadores e de instrumentos. Foi uma manhã muito bem passada e cheia de animação. ADORÁMOS!

Alexandra Costa

Joana Oliveira

Os nossos textos



Acção de Formação da Protecção Civil (29 Abril)

Sismos
Hoje uma senhora,da protecção civil, veio-nos explicar coisas sobre sismos e falou de um grande terramoto que destruiu quase Lisboa inteira em 1755. A senhora pôs um filme que nos dizia quando houvesse um terramoto o que devíamos fazer: 1º era não utilizar as escadas quando houvesse um terramoto e não utilizar também o elevador, 2º não ir para debaixo de uma mesa de vidro e 3º podemo-nos proteger debaixo duma mesa, nos cantos das paredes, nas ombreiras e debaixo da cama. Eu gostei.
Gonçalo Costa

Sismos
Hoje uma senhora da protecção cilvil explicou-nos muitas coisas sobre sismos e vimos um filme sobre terramotos. O filme explicava muitas coisas sobre terramotos e a senhora disse-nos que quando houvesse algum terramoto podemos ficar debaixo da cama e da mesa e se formos de carro nós paramos nalgum sítio onde não caiam coisas. Eu gostei muito. Adriano Lourenço SismosHoje veio à nossa biblioteca uma senhora dizer-nos como nos protegermos dos sismos. Ela disse que nos podemos proteger nas ombreiras das portas, debaixo da cama, debaixo das mesas mas debaixo das cadeiras não. A senhora até levou um filme ácerca dos sismos. Nós sentámo-nos no tapete cor-de-laranja com as pernas à chinês. -Têm mais dúvidas ou não? disse a senhora. Eu adorei.
Patrícia Rosado

segunda-feira, 28 de abril de 2008

As nossas actividades

Hoje fomos presenteados com uma actuação de alguns meninos da Escola dos Pombais, a sede do nosso agrupamento.Vieram acompanhados da professora de música e da professora Ana Gralheiro. Vieram-nos cantar algumas canções de antes e depois do 25 de Abril. Cantaram-nos "Grândola Vila Morena", "Somos livres", "Milho Verde" (acompanhado de adufe e tudo!) - Adorámos. A professora Ana Gralheiro veio-nos declamar um poema, escrito por seu pai, que conta de uma forma bonita o que foi a tal ditadura, e o que foi a luta de tanta gente para que isso mudasse... enfim, foi uma tarde em cheio!

Os nossos desenhos


Guilherme Santos

Esta semana também falámos sobre o 25 de Abril, uma revolução de cravos, uma revolução que era inadiável e que foi deveras importante para a democracia que temos hoje. Para nós é muito difícil imaginar como seria viver numa ditadura - como lhe chamam todos os adultos com que falamos sobre isso. Mas aqui ficam alguns desenhos que fizemos imaginando como seria uma revolução assim...



Afonso Pereira

sábado, 26 de abril de 2008

Os nossos textos

Visita à Quinta da Paiã

Hoje fomos à Quinta da Paiã, fomos ver as vacas, as aves, os porcos, as ovelhas, os cavalos e ainda andámos de pónei.
Primeiro vimos as aves, depois vimos os cavalos e fomos para a casa da Quinta lanchar. Antes de lanchar lavámos as mãos.
Depois de lanchar pisámos um tapete que tinha um líquido para não termos bactérias nos sapatos.
Fomos ver as ovelhas e demos-lhes comida. Também fomos ver a casa onde elas dormiam.
E depois fomos andar nos póneis. Eu fui a primeira a andar e o pónei chamava-se Pantufa.
Em seguida, fomos ver as vacas, na vacaria. Vimos as vacas a comer palha e vimos vitelos, demos-lhes comida e festinhas e um deles até mamou no dedo da minha professora.
Depois disso fomos à pocilga ver os porcos. Vimos os leitões, vimos duas porcas e vimos um porco com pintinhas.
E foi assim o nosso passeio.

Ana Isabel Bernardino

As nossas visitas de estudo

Esta semana fomos à Quinta da Paiã...aqui deixamos a reportagem fotográfica de mais esta aventura...
Cumprimentámos os cavalos...

Fizemos festas a alguns animais...


Alimentámos outros...

E visitámos a pocilga...de nariz TAPADO!

Até andámos de pónei...iupiii...que contentes ficámos!!





Simplesmente...ADORÁMOS!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Os nossos trabalhos de grupo

Esta semana fizemos uns trabalhos de grupo sobre plantas, cada grupo depois do trabalho concluído fez a sua apresentação à turma.

AS ROSAS


APRESENTADORES:
Josuana, Afonso, Rafael, Inês, Ana Isabel, Patrícia


AS ESTRELÍCIAS


APRESENTADORES:
Andreia, Hugo, Carolina, Guilherme, Iara

AS ALGAS


APRESENTADORES:
Daniel, Joana, Adriano, Diogo, Filipe, João

sábado, 19 de abril de 2008

As nossas actividades

Eis-nos aqui nalgumas actividades dos nossos árduos dias...



 

 

 

 
Posted by Picasa