quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sabiam que...

Foi no dia 6 de Agosto de 1966 que a ponte 25 de Abril foi inaugurada?
Pois é, já vai no seu 43º aniversário!

No dia da inauguração, a 6 de Agosto de 1966, milhares de motoristas fizeram fila para estrear a então Ponte Salazar (era este o seu nome ), rebaptizada após a queda do regime de Salazar, a 25 de Abril de 1974.
A travessia entre Lisboa e Almada foi inaugurada seis meses antes do previsto e após quatro anos de obras.
Foi inaugurada, com pompa e circunstância; na presença do Presidente da República, Almirante Américo Thomaz, do Presidente do Conselho de Ministros, Doutor Salazar, e do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira.
O Diário Popular dessa tarde escrevia: «A Ponte – a ponte sobre o Tejo, a maior da Europa e uma das maiores do Mundo, inaugurou-se hoje: foi dia de festa para o povo».
A sua grandeza e imponência está bem expressa no facto de, à data da inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos.
Embora tivesse, já na altura, um túnel para a estrada de ferro, só em Julho de 1999 passou a ter comboio de passageiros, circulando por baixo da pista reservada aos carros.



video

2 comentários:

Anabela Santos disse...

Passámos para matar saudades.
Há novidades fresquinhas no BLOGando.
Beijinhos
Prof. Anabela
BLOGando na Escola

Turma4D disse...

Olá! Passei para desejar as maiores felicidades para o novo ano lectivo que se aproxima. Gostaria também de a convidar a conhecer o meu novo blog em http://www.escolinhaabrincar.blogspot.com
Bjs Teresa Rodrigues